A modernidade tem exigido uma mudança radical nas estratégias de marketing para o mundo da Saúde

O marketing na saúde está passando por uma transformação radical para melhorar a experiência do consumidor. Os consumidores de serviços de saúde nunca estiveram tão empoderados quanto agora, e é hora dos prestadores de serviços de saúde abrirem seus olhos para essa realidade. O principal ponto é buscar soluções sobre como se adaptar a esse cenário e alinhar suas estratégias de marketing com as expectativas crescentes dos pacientes.

A Era do Consumidor Empoderado

O mundo mudou, e os consumidores de serviços de saúde estão no centro dessa mudança. A pandemia acelerou a adoção de cuidados de saúde digital, tornando a telemedicina uma das principais formas de atendimento para pacientes não críticos. Isso demonstrou como a conveniência de encomendar produtos de saúde online se tornou uma realidade, seguindo o exemplo de grandes varejistas e redes de supermercados.

5 Tendências para o Mercado Farma em 2024
5 tendências em farmácia 2024: IA, saúde remota, varejo, wearables e personalização. Inovações redefinem cuidados de saúde.

Os pacientes agora esperam experiências de saúde transparentes, previsíveis e amigáveis para dispositivos móveis, mas a maioria das organizações de saúde ainda não acompanhou essa evolução. Enquanto as empresas de consumo, varejo e comércio eletrônico estabelecem novos padrões de relacionamento com os consumidores, os prestadores de serviços de saúde ainda enfrentam desafios significativos para alcançar a mesma satisfação do paciente.

Prioridades para a Transformação

As organizações de saúde que desejam melhorar a experiência do consumidor por meio do marketing têm um caminho claro a seguir. Aqui estão três prioridades essenciais para o progresso:

1. Alinhar a Alta Administração

A transformação começa com a alta administração da empresa. O gerente de Marketing precisa de colaboração ativa dos líderes de outras funções e setores. Somente quando a alta administração estiver alinhada quanto à importância do marketing na condução do crescimento e da continuidade dos cuidados de saúde, o Marketing terá o apoio necessário para efetuar mudanças além de sua área de influência imediata.

2. Desenvolver Capacidades Sofisticadas

As organizações de saúde precisam superar as lacunas críticas em suas capacidades para criar uma jornada do consumidor personalizada e integrada. Isso inclui:

  • Experiência Fragmentada: As interações multicanal podem levar a experiências fragmentadas devido à falta de integração entre dados do consumidor e plataformas.
  • Sistemas Isolados: A existência de sistemas isolados impede o rastreamento eficaz do consumidor em vários canais e dispositivos.
  • Dados não Centrados no Consumidor: A falta de dados centrados no consumidor dificulta a oferta de cuidados personalizados.

Para superar esses desafios, as organizações de saúde precisam investir em uma infraestrutura de tecnologia integrada, o que não é um processo de curto prazo.

Inteligência Artificial e Inovação na Indústria Farmacêutica
Veja como a IA transforma a indústria farmacêutica, potencializando desenvolvimento de medicamentos e marketing eficiente.

3. Mensurar o Sucesso

Mensurar o impacto das estratégias de marketing é essencial. A atribuição, que mede os efeitos das iniciativas de marketing e sua taxa de conversão, desempenha um papel crucial. Os resultados desejados incluem uma experiência aprimorada do paciente e possíveis melhorias nos resultados de saúde.

O Caminho para o Sucesso

As organizações de saúde que adotarem essas prioridades poderão alcançar suas ambições de marketing em um mercado cada dia mais moderno, dinâmico e tecnológico. Agora é o momento de alinhar estratégias, adotar tecnologias mais avançadas e medir o sucesso com métricas precisas e eficientes. Com essas mudanças, as organizações de saúde podem proporcionar uma experiência única e completa aos pacientes, impulsionando o crescimento e a continuidade dos seus serviços, assim como a sua relevância.

A Dose Diária pode te ajudar a enfrentar os desafios do marketing na saúde e aprimorar a experiência do consumidor. Juntos, vamos criar um futuro mais conectado e satisfatório, tanto em resultados corporativos, quanto em realização e qualidade de vida para os clientes e pacientes. Marque um encontro conosco e vamos debater as possibilidades!
Compartilhe este conteúdo